A Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) aprovou hoje o PL 1559/2021, que institui o Piso Salarial Nacional dos Farmacêuticos, um passo fundamental para a valorização profissional e para a defesa do cuidado em saúde em todo o país.
A aprovação acontece após semanas de intensa mobilização da categoria e forte articulação das instituições da categoria entre elas a Fenafar. O relator da matéria na CASP deputado Luiz Gastão (PSD-CE), apresentou parecer favorável, destacando a relevância social e sanitária do trabalho farmacêutico e a urgência de estabelecer um piso que corrija desigualdades e fortaleça o exercício da profissão.
A condução dos trabalhos da comissão também foi essencial, com o presidente da CASP o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) assegurando a análise e votação do projeto, cumprindo o compromisso assumido com a categoria e garantindo que a pauta avançasse.
Após a aprovação, o presidente da Fenafar, Fábio Basílio, celebrou o resultado e reforçou o papel decisivo da mobilização:
“Esta vitória é fruto direto da força dos farmacêuticos e farmacêuticas de todo o Brasil. Cada mensagem, cada pressão nas redes sociais, cada gesto de mobilização ajudou a construir este resultado. Seguiremos firmes até que o piso salarial seja lei, porque dignidade profissional não se negocia, se conquista.”
Com essa vitória, o PL segue para as próximas comissões, CFT – Comissão de Finanças e Tributação e CCJ – Comissão de Constituição e Justiça Se aprovado em todas as comissões, o projeto será considerado aprovado na Câmara dos Deputados, sem necessidade de votação em plenário, e segue diretamente para o Senado Federal, onde passará por um processo semelhante.
Caso haja recurso de deputados para votação em plenário, o projeto pode ser submetido à apreciação de todos os parlamentares antes de seguir para o Senado. A mobilização continua, e a Fenafar seguirá na linha de frente desta luta.
Um recado do presidente da Fenafar, Fábio Basílio, para todos os farmacêuticos e farmacêuticas do Brasil:
“Mais uma vitória! O Piso Nacional para farmacêuticos e farmacêuticas foi aprovado na Comissão de Administração e Serviço Público. Mais uma etapa vencida. Nosso piso segue caminhando, ainda há etapas pela frente, mas com certeza vamos ser exitosos e vitoriosos nesse pleito. Não ouçam os derrotistas. Ouçam quem trabalha, quem está aqui todos os dias lutando para garantir essa conquista. Estamos construindo, juntos, o nosso tão sonhado e justo Piso Nacional dos Farmacêuticos.”
E vamos até o fim!” #pisojá