A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) repudia com veemência as manobras militares promovidas pelos Estados Unidos no Caribe, próximas à Venezuela, que envolvem milhares de soldados, submarinos nucleares e aviões de guerra. Essas ações configuram uma grave ameaça à paz mundial e, em especial, à estabilidade da América Latina.
As falsas acusações que tentam vincular o governo do país ao narcotráfico são recursos desgastados, usados para manipular a opinião pública e justificar a ingerência externa e os planos de desestabilização de um país soberano. Trata-se de mais um capítulo da ofensiva imperialista contra a autodeterminação dos povos da região.
A América Latina e o Caribe são territórios de paz. A militarização de nossas fronteiras atenta contra o direito internacional, fere a soberania nacional e ameaça diretamente o Brasil, por sua vizinhança amazônica, seus fluxos migratórios e suas cadeias comerciais e energéticas.
A Fenafar defende a paz como valor irrenunciável e reafirma sua solidariedade irrestrita ao povo venezuelano e à Revolução Bolivariana. Exortamos o governo brasileiro a condenar publicamente a escalada militar norte-americana e a defender o respeito absoluto à soberania da Venezuela e de toda a América Latina.
Paz, soberania e integração dos povos contra a intervenção imperialista!