Nota de Repúdio ao Secretário da Saúde do Piauí pelo ataque à Profissão Farmacêutica

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) manifesta seu repúdio à infeliz e desrespeitosa declaração do secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz Santos, durante entrevista à Rádio Teresina FM que apresentava o aplicativo “Piauí Saúde Digital”.

A frase proferida pelo secretário – “se você tem algum problema, em vez de sair procurando um farmacêutico para fazer uma consulta, ou um vizinho, ou o pai, ou um amigo, entra no aplicativo, que o médico vai atender…” – é um ataque inaceitável à profissão farmacêutica e demonstra um profundo desconhecimento sobre a relevância dos farmacêuticos no sistema de saúde brasileiro.

A fala em questão, rebaixa o trabalho dos farmacêuticos ao comparar o conhecimento desses profissionais às “dicas” de amigos, vizinhos ou parentes na prestação de cuidados em saúde, desconsidera o papel essencial desses profissionais e sua importância no cuidado integral à população.

Durante a pandemia de COVID-19, os farmacêuticos desempenharam um papel fundamental na orientação, na prestação de cuidados essenciais e na garantia de acesso seguro a medicamentos, sendo a primeira referência para muitas pessoas que buscavam atendimento e informações confiáveis.

Os farmacêuticos são profissionais de saúde, legalmente habilitados e com conhecimento técnico-científico para prestar assistência, orientar sobre o uso correto de medicamentos e promover a saúde pública. Desmerecer essa atuação é desinformar a população e desrespeitar um trabalho que salva vidas diariamente.

A Fenafar, o Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí (SinfarPI) e toda a categoria farmacêutica brasileira exigem uma retratação imediata do secretário. Reiteramos a necessidade de valorização e reconhecimento dos farmacêuticos, que trabalham em sinergia com outros profissionais de saúde para garantir o melhor atendimento à população.

Seguiremos firmes na defesa do respeito, do reconhecimento profissional e do direito da população a um atendimento de saúde qualificado e digno. Juntos em defesa da saúde pública e da valorização da profissão farmacêutica.

Federação Nacional dos Farmacêuticos
Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí