Fenafar convoca 11º Congresso para discutir avanços e desafios da categoria farmacêutica 

O 11º Congresso da Fenafar, foi oficialmente convocado e vai acontecer de 20 a 23 de agosto de 2025, de forma presencial, na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais. A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Representantes realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília.  

O 11º Congresso da Fenafar reunirá farmacêuticos de todo o Brasil para tratar das questões mais urgentes e atuais que envolvem a categoria. Entre os temas que serão debatidos estão a situação econômica e política e os impactos no mundo do trabalho, o movimento sindical no Brasil, o mercado farmacêutico brasileiro, a organização dos farmacêuticos e suas relações de trabalho, a Política Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica, o trabalho e a educação farmacêutica. 

Durante o Congresso será a eleição da nova diretoria da Fenafar para o triênio 2025-2028, além da aprovação de um novo plano de lutas e diretrizes que irão nortear a atuação da entidade nos próximos anos. 

De acordo com o presidente da entidade, Fábio Basílio “o 11º Congresso é uma ótima oportunidade de união e fortalecimento dos farmacêuticos e farmacêuticas neste momento de desafios e transformações. A cidade de Ouro Preto, símbolo de resistência e de importância histórica para o Brasil, foi escolhida para sediar o evento, buscando refletir o espírito de luta e renovação da nossa categoria.” 

Em Ouro Preto, está localizada a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a pioneira na América Latina que completará 186 anos em abril de 2025.   

Critérios de participação 

Para garantir uma representação justa e democrática, os sindicatos filiados à Fenafar deverão realizar assembleias estaduais, em conjunto com a Federação, para debater as pautas do Congresso e eleger os delegados e suplentes. Essas assembleias deverão ocorrer entre 1º de abril e 30 de junho de 2025. 

O número de delegados será proporcional à quantidade de farmacêuticos inscritos na base de cada sindicato, seguindo os critérios: 

-5 delegados para a primeira fração de até 2000 farmacêuticos inscritos. 

-Para cada fração adicional de até 2000 farmacêuticos, será possível eleger mais um delegado. 

O número de farmacêuticos será calculado com base nos dados oficiais do Conselho Federal de Farmácia, assegurando representatividade de acordo com tamanho das bases sindicais. 

Encontro simultâneo discute importância do controle social 

Junto ao Congresso, será realizado o 8º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde, promovendo discussões fundamentais para a atuação dos profissionais na área de saúde pública. O encontro reforça o compromisso dos profissionais em assegurar a qualidade e o acesso aos serviços de saúde para a população brasileira, discutindo a atuação dos farmacêuticos nas esferas pública e privada, e sua influência nas políticas públicas de saúde.