A Fenafar divulgou a programação completa do 11º Congresso Nacional, que acontecerá de 5 a 8 de agosto de 2025, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto (MG). Com o tema “Trabalho, Saúde e Democracia no Brasil: desafios e contribuições das farmacêuticas e dos farmacêuticos”, o evento reunirá farmacêuticos(as) de todo o país em quatro dias de debates aprofundados, deliberações e fortalecimento da organização sindical farmacêutica.
Além do Congresso, acontecerá também o Seminário Nacional sobre Gestão e Trabalho Farmacêutico nos 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), reforçando a importância da categoria na defesa do SUS e da assistência farmacêutica de qualidade.
Mesas temáticas
A programação do Congresso foi cuidadosamente construída para contemplar os temas centrais que impactam a profissão farmacêutica e a saúde pública no Brasil. Serão quatro mesas temáticas:
1 – Quais os impactos das crises econômica e política no mundo do trabalho para as farmacêuticas e os farmacêuticos?
Coordenação: Renata Gonçalves (presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo e diretora de Relações Institucionais da Fenafar)
Palestrante: Vereador Bruno Pedralva, médico de Saúde da Família e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Debatedores: Bruno Pedralva; Fábio Basílio (presidente da Fenafar); Júnia Dark Vieira Lelis Ligório (Sindicato dos Farmacêuticos de MG e diretora de Formação Sindical da Fenafar)
2 – O papel das farmacêuticas e dos farmacêuticos na defesa da saúde e da assistência farmacêutica
Coordenação: Dalmare Anderson de Sá (primeiro secretário da Fenafar)
Palestrante: Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/MS)
Debatedores: Marco Aurélio Pereira; André Cavalcante (Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará); Maely Peçanha Fávero Retto (presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – SBRAFH)
3 – O legado e os desafios da organização e unidade sindical farmacêutica
Coordenação: Daniela Santos Oliveira (Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe e diretora de Juventude e Direitos Humanos da Fenafar)
Palestrante: José Geraldo Santana, advogado trabalhista e assessor jurídico sindical
Debatedores: José Geraldo Santana; Holdack Velloso (Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco e diretor Regional Nordeste da Fenafar); Wille Calazans (Sindicato dos Farmacêuticos do Mato Grosso e diretor Regional Centro-Oeste da Fenafar)
4 – Desafios e contribuições do trabalho e da educação farmacêutica para atender as necessidades sociais do país
Coordenação: Maria Helena Braga (coordenadora-geral do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos – ENFar)
Palestrante: Olgamir Amâncio, professora da Universidade de Brasília
Debatedores: Olgamir Amâncio; Deick Rodrigues Quaresma (Sindicato dos Farmacêuticos do Pará); Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento (professora da Escola de Farmácia da UFOP); Silvana Nair Leite (diretora de Educação da Fenafar e professora da Universidade Federal de Santa Catarina)
A programação inclui ainda o lançamento de livros, a exibição do documentário “Acontece porque o Brasil tem direito: 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, e a plenária final, onde serão aprovadas as diretrizes do Congresso e realizada a eleição da nova diretoria da Fenafar (gestão 2025/2028).
Além das discussões temáticas, o Congresso também contará com momentos culturais e de integração, reforçando a simbologia de Ouro Preto – cidade histórica e lar da primeira Escola de Farmácia da América Latina, que completará 186 anos em 2025.
Dinâmica inovadora e participativa
A metodologia adotada no 11º Congresso é um dos destaques do evento. Cada mesa contará com:
Palestra expositiva (30 minutos): apresentação do tema por especialista convidado(a).
Dinâmica em grupos (1h30): congressistas serão divididos em até quatro grupos para debater o tema, responder perguntas reflexivas e elaborar diretrizes.
Apresentação dos resultados (40 minutos): cada grupo terá 10 minutos para apresentar suas conclusões.
Comentários dos debatedores (30 minutos): convidados(as) complementam e aprofundam os debates.
Essa estrutura garante um espaço amplo de construção coletiva e troca de experiências, valorizando a participação de todas as pessoas presentes.
Detalhes do evento
📍 Local: Centro de Convenções da UFOP – Ouro Preto/MG
📅 Data: 5 a 8 de agosto de 2025
🎯 Tema: “Trabalho, Saúde e Democracia no Brasil: desafios e contribuições das farmacêuticas e dos farmacêuticos”
Mais informações: [https://congresso.fenafar.org.br/]