; Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2019: ‘Tecnologias assistivas, participação ativa’ - Fenafar

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2019: ‘Tecnologias assistivas, participação ativa’

Saúde

O tema central definido pela Organização das Nações Unidas deste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em todo 2 de abril desde 2008, é: “Tecnologias assistivas, participação ativa”.

O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

De acordo com o documento publicado pela ONU, “os avanços tecnológicos são contínuos, no entanto, ainda existem barreiras importantes ao uso de tecnologias de apoio, como alto custo, falta de disponibilidade, pouca consciência de seu potencial e escasso treinamento sobre seu uso. Os dados disponíveis indicam que, em vários países em desenvolvimento, mais de 50% das pessoas com deficiência que precisam de dispositivos de assistência não podem recebê-los".

Anualmente, todo 2 de abril, a ONU realiza um evento para o Dia Mundial do Autismo na sua sede em Nova York (EUA). Neste ano, a reunião se concentrará em alavancar o uso de tecnologias assistivas para pessoas com autismo como uma “ferramenta para remover as barreiras à sua plena sustentabilidade social, econômica e social. participação política na sociedade e na promoção da igualdade, equidade e inclusão”. Os principais tópicos do evento de 2019 serão:

  • A Internet e as comunidades digitais: nivelando o jogo
  • Vida independente: tecnologia de casa inteligente (smart home) e outras
  • Educação e emprego: comunicação e funcionamento executivo
  • Telemedicina: abrindo as portas para os cuidados com a saúde
  • O direito de ser ouvido: participação política e defesa dos direitos

Da redação com informações da ONU
Publicado em 02/04/2019

UA-480112034-1