; Fortaleza abre segunda etapa dos Encontros sobre C&T e Assistência Farmacêutica - Fenafar

Fortaleza abre segunda etapa dos Encontros sobre C&T e Assistência Farmacêutica

Saúde

A Escola Nacional dos Farmacêuticos, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), está promovendo os Encontros Regionais Preparatórios para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8º SNCTAF). Esta é a segunda etapa do programa realizado em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A próxima turma será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, na Fiocruz Ceará, em Eusébio (CE).

As atividades são voltadas aos membros do controle social brasileiro, ativistas sociais, acadêmicos, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar, basta preencher o formulário de inscrição online.

Os encontros também acontecerão em Brasília (12/11 e 13/11), Rio de Janeiro (22/11 e 23/11), Belém (26/11 e 27/11) e São Paulo (29/11 e 30/11).

O 8º SNCTAF acontecerá em dezembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e integra as atividades rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). O simpósio se articula aos eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; e Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia. Neste sentido, o relatório dos Encontros Regionais realizados agora servirá de subsídio ao 8º SNCTAF, que, em seguida, levará suas contribuições para a 16ª Conferência, marcada para 2019.

O objetivo do simpósio é propiciar o debate sobre ciência e tecnologia, assistência farmacêutica e atenção à saúde das pessoas com patologia, qualificando a atuação e intervenção dos participantes sobre a organização do acesso da população aos medicamentos e as novas tecnologias em saúde por meio do SUS.

Saiba mais 

A 16ª Conferência é o maior evento de participação social no Brasil e terá como tema central Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. No decorrer de 2018, o CNS deliberou que uma série de atividades aconteçam de forma articulada com questões transversais de equidade, saúde de pessoas com patologias, ciclos de vida, promoção, proteção e práticas integrativas, alimentação e nutrição e educação permanente.

Todas essas pautas estarão presentes na 16ª Conferência, distribuídas pelos seguintes eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho; e Orçamento e Financiamento.

Programação do Encontro Regional em Fortaleza

8 de novembro

9h às 9h30: Abertura
9h30 às 11h: Panorama atual da assistência farmacêutica e ciência e tecnologia no Brasil – por que discutir esses temas no controle social?
11h30 às 12h: Apresentação sobre a dinâmica dos grupos de trabalho
12h às 13h30: Almoço
13h30 às 17h: Grupos de trabalho sobre os temas: Arboviroses, Doenças Negligenciadas, Penicilina e Farmácia Popular

9 de novembro

 9h às 10h: Apresentação das propostas construídas nos grupos de trabalho
10h às 11h30: Debate sobre os trabalhos dos grupos
11h30 às 12h30: Encaminhamentos e encerramento do encontro

Mais informações 

O que: Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica em Fortaleza
Quando: Quinta-feira (08/11) e Sexta-feira (09/11)
Onde: Fiocruz Ceará
Endereço: Rua São José, s/n, Precabura Eusébio
Contato: (61) 3315-2150 | 3315-3821

Artigos

UA-480112034-1