; Fenafar realizará congresso extraordinário: Democracia, Saúde e Trabalho Digno - Fenafar

Sidebar

1

Fenafar realizará congresso extraordinário: Democracia, Saúde e Trabalho Digno

Fenafar e Sindicato em ação

Com a participação de representantes dos sindicatos filiados, evento vai discutir Democracia, Saúde e Trabalho Digno e debaterá a prorrogação do mandato da atual gestão e o adiamento do seu 10º Congresso. Evento acontecerá nos dia 09 de junho.

Os Congressos da Federação Nacional dos Farmacêuticos são o espaço máximo de exercício da democracia sindical, momento em que farmacêuticos e farmacêuticas de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação política, os desafios da profissão farmacêutica, os rumos da saúde pública no país e aprovar uma agenda de lutas e um elenco de resoluções que guiam a ação da Federação.

O Congresso da Fenafar é um momento de mobilização da categoria. Começa muito antes da sua etapa final - nacional. Ele se inicia em cada cidade, com o debate nos sindicatos, associações e universidades em torno dos documentos que subsidiam os temas pautados. Nas plenárias estaduais, são eleitos representantes com direito à voz e voto na etapa nacional.

Mas, com as restrições impostas pela pandemia, as necessidades de prevenção e, também, como somos uma categoria que está na linha de frente do enfrentamento ao covid, todo esse processo de debates fica inviabilizado.

Foi a partir dessa análise que o Conselho de Representantes da Fenafar decidiu, em reunião realizada em abril, realizar um Congresso Extraordinário, com delegados e delegadas indicados pelos sindicatos filiados, para adiar a realização do 10º Congresso da entidade e prorrogar o mandato da atual gestão.

O Congresso Extraordinário acontecerá no dia 09 de junho de 2021, das 19 às 21h30, em formato online.

A pauta do Congresso será:

a) Palestra sobre Democracia, Saúde e Trabalho digno
b) debate e votação sobre adiamento do 10º Congresso da Fenafar
c) debate e votação sobre a prorrogação do mandato da atual gestão (2018/2021)
d) leitura, debate e aprovação da Carta do Congresso Extraordinário da Fenafar

“Esse é um momento em que nosso foco principal, nossa atenção, tem que estar voltada para a defesa da vida. Nossa luta é para garantir vacina para todos e todas, é garantir equipamentos e medicamentos que estão em falta em hospitais e postos de saúde em todo o Brasil. É orientar a população a manter o máximo possível medidas de distanciamento social, protocolos de higienização, uso de máscaras. Estamos lutando contra um vírus e contra um presidente que trabalha como um propagador da doença. Dessa forma, decidimos adiar nosso congresso neste momento”, explica o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.

Mesmo sendo convocado para adiar o Congresso e prorrogar o mandato, o Congresso Extraordinário terá um debate com especialistas para discutir o tema Democracia, Saúde e Trabalho Digno. “Essa é a marca da nossa Federação, debater temas contemporâneos, de forma aprofundada, para formar nossas lideranças e qualificar ainda mais a atuação política dos sindicatos. Então, não poderíamos deixar de fora um debate político com os participantes”, diz Ronald.

Para debater o primeiro tema da pauta, estão sendo convidados economistas, cientistas e gestores que estão no centro das discussões sobre os impactos da pandemia no Brasil. Fique de olho na programação confirmada pelo site e redes da Fenafar.

Para participar:

Cada sindicato da base da Fenafar terá direito a indicar um (1) representante (delegado ou delegada) que terá direito a voto no Congresso Extraordinário.
Os sindicatos devem enviar no período de 20 a 31 de maio, através de ofício à diretora da Fenafar, a indicação do nome para representação com direito a voz e voto. Importante que seja indicado um representante titular, e um suplente.

Além dos participantes com direito a voto, os sindicatos filiados terão direito a indicar até cinco (5) convidadas e convidados com direito a voz, para participar do congresso extraordinário. A lista dos participantes deve ser enviada à Fenafar até o dia 31 de maio de 2021.

Os atuais diretores da Fenafar participam do congresso extraordinário com direito a voz.

Calendário Eleitoral

20 a 31/05 – Oficiar a Fenafar, o nome da/o delegada/o que fará a representação do sindicato, e lista de até 5 convidados por sindicato filiado.
06 a 08/06 – Organização dos documentos e envio do link de acesso das/os delegadas/os e convidados

Para mais informações (11) 3211-2201 / (11) 95307-7694

Da redação
Publicado 18/05/2021

UA-480112034-1