; Sinfarce realizou em Fortaleza I Workshop Cearense de Análises Clínicas - Fenafar

Sidebar

1

Sinfarce realizou em Fortaleza I Workshop Cearense de Análises Clínicas

Fenafar e Sindicato em ação

O Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – regional Ceará, realizou, dias 21 e 22 de julho, o I Workshop Cearense de Análises Clínicas – Desafios e Inovações, novos temas em destaque. O evento reuniu farmacêuticos, empresários e estudantes de Farmácia.

Na solenidade de abertura do evento a Presidente do SINFARCE, Lavínia Magalhaes, ressaltou a importância do debate científico em torno de temas que, segundo ela, são de extrema relevância para o desenvolvimento da profissão. Agradeceu as empresas parceiras – Álvaro, Vyttra Diagnósticos e Greiner Bio One -, fundamentais para a realização do workshop. Também destacou a importante e inédita parceria com a SBAC: “Estamos construindo juntos um novo momento para a categoria farmacêutica. Isso muito nos alegra. “

O evento contou com adesão de quase cem pessoas. O Enfermeiro Samer Sorato, Assistente Técnico na Empresa Greiner Bio-One, no primeiro dia do Workshop, falou sobre as principais mudanças na análise do Pré-Analítico e a Flexibilização do Jejum. A palestra, apresentada pela primeira vez em Fortaleza, fez importantes considerações sobre o jejum para exames laboratoriais e seus interferentes na análise laboratorial.

Na tarde do sábado a aula foi com a Dra. Cláudia Meira, representante da empresa Álvaro, que detalhou o processo de acreditação para laboratórios, junto aos órgãos reguladores. Empresários e interessados puderam esclarecer dúvidas sobre o complexo processo. À tarde, o evento contou com a palestra da Biomédica Daiana Godoi Gumiero, que trouxe o tema: Interferência da Biotina nos ensaios laboratoriais. A Biotina é uma vitamina essencial que muitos desconhecem e pode interferir nos resultados, caso não seja considerada na análise.

No segundo dia de programação,a primeira exposição foi realizada pelo médico Thiago Sato. “Fármaco-economia na escolha de teste laboratoriais”, mostrou os avanços nessa área de estudo, quais ferramentas podem ser utilizadas e como essas escolhas podem impactar no custo e na qualidade do laboratório.

Segundo o médico, a fármaco-economia oferece um olhar mais global de todos os processos, desde o diagnóstico até o tratamento, podendo gerar redução de custos que afeta positivamente a vida das pessoas. Ainda, de acordo com o médico, sua utilização pode ocorrer em toda cadeia de saúde. “Um país em que os convênios querem pagar menos e o governo não consegue aumentar o reembolso do SUS, precisamos ir atrás de soluções melhores e a fármaco-economia faz isso de forma técnica e analítica”, destacou o médico.

Em seguida, a exposição do “case” de sucesso do Presidente da Vyttra Diagnósticos, Stênio Nordau, sobre “Gente e Gestão”, deu dicas de como melhorar sua performance no trabalho. Para ele é necessário trabalhar com prazer, promover um bom clima na sua empresa e fazer o certo. Questionamentos acerca do tema, fora respondidos com atenção e clareza pelo palestrante.

Encerrando a manhã, Geovana Mendes explanou acerca do “Processo Pré-Analítico: orientações e interferências na coleta”. A enfermeira relatou todo processo de coleta, os riscos, como o profissional pode melhorar seu desempenho e quais as novidades do mercado. De acordo com Geovana, 70% dos erros estão na fase pré-analítica e 80% das discussões médicas são tomadas com bases em testes laboratoriais. “A qualidade do laboratório tem alto impacto sobre o paciente.

Para encerrar o I Workshop Cearense de Análises Clínicas – Desafios e Inovações, a professora Especialista em Hematologia e Hemoterapia, Fanca Guerreiro Azin, proferiu aula sobre a “Importância do Hemograma no Diagnóstico Clínico”. Os presentes puderam perceber a necessidade de analisar com mais precisão e como o trabalho do profissional é imprescindível nesse momento. “Essas técnicas são renovadas e atualizadas constantemente. É necessário que todos os profissionais desse segmento estudem cada vez mais, pois nosso trabalho é ajudar o médico a chegar no diagnóstico do paciente. Isso é muito importante!”, ressaltou a professora.

Após os dois dias de estudo e aprofundamento, os presentes participaram de um sorteio com brindes oferecidos pelas empresas parceiras e de coquetel.

Para a farmacêutica Julieta Gonçalves, o Workshop foi oportunidade especial para adquirir novos conhecimentos e reencontrar amigos e parceiros de trabalho. “Esse evento proporcionou muitas novidades. Torço bastante para que as entidades que representam a categoria aqui no Estado, continuem agrupando os profissionais e esclareçam nossas dúvidas, pois, às vezes, no dia a dia não temos tempo. Foram dias produtivos!” ressaltou a participante.

De acordo com a Presidente do Sinfarce, Lavinia Magalhães, esse foi o primeiro evento técnico realizado pela entidade, “sempre pensamos em eventos voltados ao trabalho e normas trabalhistas, e, dessa vez, resolvemos ampliar o conhecimento com essa nova área, após essa parceria. Esperamos poder repetir em breve”

Fonte: Sinfarce
Publicadoem 10/08/2018

UA-480112034-1