; Fenafar divulga Caderno de Debates para o seu 9º Congresso - Fenafar

site fenafar2

Bem-vindo ao espaço virtual do 9º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Neste ambiente você encontrará os documentos que subsidiarão os debates sobre Conjuntura, Saúde e Assistência Farmacêutica, Organização Sindical e o Balanço da gestão que se encerra. Também poderá fazer a sua inscrição e acessar as notícias sobre o Congresso.

O 9º Congresso ocorre num contexto de grave instabilidade política e institucional no país. O governo instalado no Brasil há dois anos desde o afastamento da ex-presidenta Dilma Rousseff promove uma ofensiva acelerada contra os direitos trabalhistas e sociais conquistados há décadas pelo povo. A Constituição Federal de 1988 está sendo rasgadas por medidas que afrontam o Estado Democrático de Direito, desmontam o papel do Estado, ameaçam a soberania nacional e a integração regional construída nos últimos anos.

Os trabalhadores – e a categoria farmacêutica em particular – sofrem as consequências dessas políticas: precarização das relações de trabalho, desemprego, redução de salários e aumento da jornada, piora nas condições e no ambiente de trabalho. Isso tudo, aliado aos impactos da Emenda Constitucional 95 – que congelou os gastos públicos por 20 anos – traz de volta a miséria, a exclusão social. O Sistema Único de Saúde sofre a maior ameaça da sua história, com redução de investimentos e o avanço de propostas privatizantes.

Neste 9º Congresso, nós farmacêuticos e farmacêuticas devemos enfrentar essa conjuntura, debatendo saídas para o Brasil, para a defesa do SUS e do trabalho e emprego e da livre organização sindical. Essas propostas têm que colocar no alvo principal da nossa luta a retomada da democracia e dos processos democráticas, como a garantia da realização de eleições livres em outubro de 2018, a retomada de espaços efetivos de participação social na elaboração e gestão de políticas públicas. Só com a participação e unidade dos trabalhadores e trabalhadoras vamos impedir que o país continue sendo levado ao abismo; só com a ação conjunta da sociedade vamos recuperar as conquistas atacadas e avançar rumo à construção de uma país soberano, democrático e justo para todos.

9º Congresso

A Federação Nacional dos Farmacêuticos realizará o seu 9º Congresso de 2 a 4 de agosto, no Espírito Santo. Para subsidiar as discussões que vão eleger os delegados para representar a categoria no Congresso, a Fenafar divulga um Caderno de Debates com análises sobre a conjuntura política, sobre a saúde e assistência farmacêutica e sobre os desafios para o movimento sindical da categoria.

 

O Congresso da Fenafar acontece num momento delicado da vida política nacional, marcado pela instabilidade e pelo avanço de políticas que retiram direitos sociais, trabalhistas. O Estado passa por um processo de desmonte, com a privatização e/ou desnacionalização da economia o que gera mais desigualdade e afeta o mercado de trabalho, aumentado assustadoramente o número de trabalhadores desempregados e precarizados.

Na avaliação do presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, esse Congresso tem o desafio de "produzir a partir do debate coletivo de toda a categoria, propostas para a superação da crise, para a retomada do desenvolvimento com emprego e para a valorização da profissão farmacêutica. Isso so pode ser feito, em primeiro lugar, com a unidade das várias organizações que representam a categoria farmacêutica, e em aliança com outras categorias e com o movimento social que luta em defesa da democracia, em defesa da Saúde Pública, e por um novo projeto de desenvolvimento para o país".

Além de textos que vão subsidiar os debates, o Caderno de Debates traz, também, propostas que serão avaliadas e aprimoradas pelo congresso e se transformaram em resoluções que comporão o Plano de Ação da Federação para a próxima gestão que estará à frente da Federação até 2021.

Da redação
Publicado em 10/04/2018

 

 

 

Da redação
Publicado em 10/04/2018

 

Baixe o logotipo em JPG

 

jpg

Baixe o logotipo em PNG

 

png

Baixe o logotipo em PDF

 

pdf

Baixe o logotipo em Ilustrator

 

ai

UA-480112034-1