; 16ª Conferência Nacional de Saúde abre as portas para a soberania popular - Fenafar

16ª Conferência Nacional de Saúde abre as portas para a soberania popular

Saúde

Em 2019, o país se mobilizará para debater políticas públicas de Saúde e o SUS na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que teve seu calendário de atividades publicado no Diário Oficial da União de 08/08. A etapa nacional deve reunir cerca de dez mil pessoas em Brasília. O presidente do CNS, Ronald Ferreira dos Santos, falou sobre o tema em entrevista ao Canal Saúde.

A cada quatro anos, a sociedade civil se organiza para um amplo processo de debates e reflexões em todas as regiões do país sobre os desafios para a melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir da adoção de políticas públicas para a Saúde. O processo, denominado conferências de saúde, inicia com os debates promovidos em diferentes espaços, que são realizados como atividades preparatórias para as discussões nos municípios, estados e Distrito Federal, até culminar em um encontro nacional. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 28 e 31 de julho de 2019.

O evento conta com a participação de todos os segmentos sociais e, nas etapas preparatórias, é articulado pelos seguintes eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho; e Orçamento e Financiamento.

Em entrevista ao Canal Saúde, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, explica a importância da mobilização de diferentes atores sociais para a construção deste processo.

 

“Ouvir o povo. Esse é o espirito da democracia, que parte do pressuposto da soberania e da vontade popular. O processo da conferência é construído com a participação de todos, da forma mais ampla possível, porque os problemas que devem ser enfrentados só terão solução se o povo estiver junto”, afirma Ronald.

Saiba mais

A 16ª Conferência é chamada de “8ª + 8”, como um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para a criação do SUS. Os eixos temáticos da etapa nacional serão os mesmos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado.

Fonte: Da redação com CNS
Publicado em 11/08/2018

Artigos

UA-480112034-1