; Escola Nacional dos Farmacêuticos realiza simpósio e encontro no Espírito Santo - Fenafar

site fenafar2

Bem-vindo ao espaço virtual do 9º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Neste ambiente você encontrará os documentos que subsidiarão os debates sobre Conjuntura, Saúde e Assistência Farmacêutica, Organização Sindical e o Balanço da gestão que se encerra. Também poderá fazer a sua inscrição e acessar as notícias sobre o Congresso.

O 9º Congresso ocorre num contexto de grave instabilidade política e institucional no país. O governo instalado no Brasil há dois anos desde o afastamento da ex-presidenta Dilma Rousseff promove uma ofensiva acelerada contra os direitos trabalhistas e sociais conquistados há décadas pelo povo. A Constituição Federal de 1988 está sendo rasgadas por medidas que afrontam o Estado Democrático de Direito, desmontam o papel do Estado, ameaçam a soberania nacional e a integração regional construída nos últimos anos.

Os trabalhadores – e a categoria farmacêutica em particular – sofrem as consequências dessas políticas: precarização das relações de trabalho, desemprego, redução de salários e aumento da jornada, piora nas condições e no ambiente de trabalho. Isso tudo, aliado aos impactos da Emenda Constitucional 95 – que congelou os gastos públicos por 20 anos – traz de volta a miséria, a exclusão social. O Sistema Único de Saúde sofre a maior ameaça da sua história, com redução de investimentos e o avanço de propostas privatizantes.

Neste 9º Congresso, nós farmacêuticos e farmacêuticas devemos enfrentar essa conjuntura, debatendo saídas para o Brasil, para a defesa do SUS e do trabalho e emprego e da livre organização sindical. Essas propostas têm que colocar no alvo principal da nossa luta a retomada da democracia e dos processos democráticas, como a garantia da realização de eleições livres em outubro de 2018, a retomada de espaços efetivos de participação social na elaboração e gestão de políticas públicas. Só com a participação e unidade dos trabalhadores e trabalhadoras vamos impedir que o país continue sendo levado ao abismo; só com a ação conjunta da sociedade vamos recuperar as conquistas atacadas e avançar rumo à construção de uma país soberano, democrático e justo para todos.

Escola Nacional dos Farmacêuticos realiza simpósio e encontro no Espírito Santo

9º Congresso
Tipo de Grafia
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Paralelamente ao 9º Congresso da Fenafar acontecerá o 6º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde e Encontro Nacional de farmacêuticos preparatórios ao 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica. Os eventos acontecem de 01 a 04 de agosto, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.

O tem do Congresso da Fenafar será: Farmacêuticos Unidos em defesa do Brasil. Mais democracia, mais salário digno, mais saúde, mais qualidade de vida. Serão debatidos 4 sub temas: conjuntura política, trabalho e educação, organização sindical e saúde e assistência farmacêutica.

As atividades promovidas pela Escola Nacional dos Farmacêuticos são o 6º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde - Preparatório a 16ª Conferência Nacional de Saúde 8ª + 8, cujo tema será : A contribuição Farmacêutica na construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde - Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade.

A Escola também está organizando debates para preparar a contribuição da categoria no Encontro Nacional de farmacêuticos preparatórios ao 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica. O Simpósio em sua 8ª Edição, é parte integrante das atividades preparatórias a 16ª Conferência Nacional de Saúde, 8ª + 8.  O 8º SNCTAF, está  previsto para ocorrer em dezembro de 2018, e será antecedido de atividades regionais preparatórias. Neste sentido, o relatório do 6º Encontro de Farmacêutico no Controle Social da Saúde, servirá de subsídios e contribuições ao 8º SNCTAF.

Para participar é preciso efetuar o pagamento da inscrição através do site da Escola Nacional http://www.escoladosfarmaceuticos.org.br/. Ou no local do evento mediante cheque ou débito. A taxa de inscrição no valor de R$ 1.000,00 ( um mil reais) é para custear a hospedagem em quartos duplos nas dependências do SESC/Aracruz, durante os dias do evento, com alimentação completa e translado inclusos. Informamos que para o seu deslocamento, será concedido em parceria com o Ministério da Saúde, passagens e diárias para os delegados(as), convidados(as) e observadores(as).

Proposta de Programação do 9º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos e 6º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde  

CREDENCIAMENTO

01/agosto

16h00 às 20h00 -  Abertura do credenciamento de delegados e suplentes 
19h00 - Conselho de Representantes da Fenafar

02/agosto

8h00 às 12h00 - Credenciamento de delegados e suplentes
12h00 às 14h00 - Credenciamento assunção de suplente a delegados

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

02/agosto

9h00 as 11h00 – Ato Político Abertura do 9º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos

11h00 as 13h00 - Palestra Magna – Brasil Soberano por, mais democracia, mais emprego, mais saúde, e mais qualidade de vida!
Proposta de convidados: Professor Juarez Guimarães – Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Coordenação de Mesa – Maruza Carlesso

13h00 as 14h30 – Almoço

14h30 as 17h00 – Mesa 01: Mais democracia para o Brasil avançar - A nova ordem do mundo do trabalho, e os impactos no trabalho farmacêutico. (Temas a serem aprofundados: Reforma Trabalhista, Projeto de Nação, eleições 2018, e a revolução industrial 4.0)
Palestrante 01 – Aloisio Barroso – médico, diretor da Fundação Mauricio Graboís
Palestrante 02 – Toninho do Diap - jornalista, Diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP
Problematizador (Diretor da Fenafar) mediar para o âmbito profissional – Lavinia Maia Magalhães
Mediador -  Luciano Mamede Júnior

17h00 –Intervalo para o Lanche

17h30 as 20h00 – Mesa 02: Mais Salário Digno para os trabalhadores! Jornada de Trabalho, Direitos Trabalhistas, como mantê-los? Como conquista-los? (Temas a serem desenvolvidos: organização sindical dos trabalhadores, novas formas de organização sindical, resistência e luta dos movimentos sociais e sindicais no Brasil)
Palestrante 01 – Adlison Araújo – bancário, presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil -CTB
Palestrante 02 – Clemente Ganz – Coordenador Técnico do Dieese
Problematizador (Diretor da Fenafar) mediar para o âmbito profissional – Veridiana Ribeiro
Mediador -  Debora Melecchi

20h00 – Jantar

21h00 as 00h00 – Atividade recreativa

03/agosto

9h00 as 12h00 – Requerimento de inscrição de chapa de diretoria para o Triênio 2018/2021

9h30 as 12h00 – Mesa 03: Mais Saúde para o Brasil! Saúde ferramenta de trabalho do farmacêutico, SUS - impulsionador de desenvolvimento e soberania para o Brasil avançar! (Temas a serem desenvolvidos: defesa do SUS, e do trabalho farmacêutico e trabalhador farmacêutico do SUS, a Lei 13021/2014 – como ferramenta de fortalecimento e autonomia do trabalho do farmacêutico, automação dos serviços em saúde como ferramenta de desenvolvimento e qualidade dos serviços em defesa e a favor da vida!)
Palestrante 01 – Ronald dos Santos – Farmacêutico, presidente do Conselho Nacional dos Farmacêuticos, e Presidente da Fenafar
Palestrante 02 – Jorge Bermudez – Médico, pesquisador no NAF (Departamento de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica), Escola Nacional de Saúde Pública
Fundação Oswaldo Cruz
Problematizador (Diretor da Fenafar) mediar para o âmbito profissional – Rilke Novato
Mediador -  Dalmare Anderson

12h00 – Almoço

13h30 as 16h00 – Mesa 04: Mais qualidade de vida para o povo Brasileiro! Trabalho Farmacêutico e as atividades econômicas da Profissão Farmacêutica: formação, regulação e mercado.  (Temas a serem desenvolvidos:  Nova DCN´s da Farmácia, Ensino a distância, proficiência na graduação, saúde e formação em saúde e para a saúde, formação para a inovação, pesquisa em saúde)
Palestrante 01 – Silvana Nair Leite – Farmacêutica, professora da UFSC, Coordenadora Geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos
Palestrante 02 – Dirceu Barbano – Farmacêutico, ex-presidente da Anvisa, e consultor em Regulamento de produtos de saúde e especialista em estratégia
Problematizador (Diretor da Fenafar) mediar para o âmbito profissional – Célia Chaves
Mediador – Fabio José Basílio

16h00 – Lanche

16h00 as 20h00 – Divisão e Grupos de Trabalho – Grupo 1 – Mais democracia, Grupo 2- Mais salário digno, Grupo 3 – Mais saúde, Grupo 4 – Mais qualidade de vida. 

Coordenação dos Grupos

Grupo 1 – Mais democracia – Junia Dark Vieira
Grupo 2- Mais salário digno – Lia Melo de Almeida
Grupo 3 – Mais saúde – Cecilia Motta
Grupo 4 – Mais qualidade de vida – Elaine Cristina Câmara

20h00 - Jantar

21h00 as 00h – atividade recreativa

04/agosto

9h00 - Plenária Final do 9º Congresso da Fenafar

09h00 as 12h00 - Processo eleitoral da Gestão 2018/2021

12h30 as 14h00 – Almoço

14h00 – Retomada dos Trabalhos da Plenária Final do 9º Congresso da Fenafar

16h00 - Encerramento da Plenária Final do 9º Congresso da Fenafar

17h00 - Proclamação do Resultado do Processo eleitoral da Gestão 2018/2021

20h – Festa de encerramento do 9º Congresso da Fenafar, serviço de coquetel

Publicado em 02/07/2018
Da redação com informações da Escola Nacional dos Farmacêuticos

Baixe o logotipo em JPG

 

jpg

Baixe o logotipo em PNG

 

png

Baixe o logotipo em PDF

 

pdf

Baixe o logotipo em Ilustrator

 

ai

UA-480112034-1