; Diretoria da Fenafar convoca 6º Congresso - Fenafar

Diretoria da Fenafar convoca 6º Congresso

6º Congresso

Nos dias 04 e 05 de abril, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, a diretoria da Federação Nacional dos Farmacêuticos se reuniu para convocar o 6º Congresso da entidade e o 2º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, que acontecerão paralelamente entre os dias 13 e 15 de agosto em Salvador, na Bahia.


capateseO Congresso acontece no momento em que a Fenafar completa 35 anos de luta em defesa do farmacêutico, de uma política nacional de Assistência Farmacêutica e pela universalização do atendimento à saúde. Reafirmar o compromisso da Fenafar com essas lutas e impulsionar a organização da categoria para alcançar conquistas efetivas estão entre os objetivos do Congresso.

Entre os temas que serão abordados nos debates do Congresso, cuja etapa nacional será precedida de discussões em todo o país, estão as questões relacionadas à situação política e econômica nacional e internacional, debate que terá como pano de fundo a crise econômica mundial em curso.

Diretoria discute a crise
Na reunião da diretoria a discussão da crise teve centralidade. Os diretores ressaltaram a importância da participação da Fenafar, dos sindicatos e de toda a categoria nas lutas para impedir que os impactos dessa crise - que é uma crise do sistema capitalista gestada pelo capital especulativo - não seja paga com a retirada de direitos dos trabalhadores, com o desemprego em massa e com o empobrecimento ainda maior do povo brasileiro. "Esta não é uma crise momentânea, mas do sistema, e as teses que a Fenafar vem apresentando nos seus últimos congressos mostra um acerto para a condução do enfretamento destas crises e destes sistema", salientou Marco Aurélio, tesoureiro da Fenafar.

A crise e o mercado farmacêutico
Durante a reunião, também foi abordado o impacto da crise econômica mundial sobre os insumos, medicamentos, e as negociações trabalhistas. A avaliação é que no caso dos trabalhadores farmacêuticos esse reflexo deverá ser melhor medido a partir de abril, quando a categoria entre no processo de negociação de sua data-base. Também foi salientado que a indústria de fármacos é uma das mais rentáveis do mundo não havendo ainda dados concretos de perdas significativas no setor. Há alguns segmentos da indústria e do varejo farmacêutico que têm uma rentabilidade de 90 a 100% de lucro.

Acompanhe passo-a-passo o 6º Congresso
Todas as informações referentes aos 6º Congresso da Fenafar e ao 2º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica serão divulgadas pelo site da Fenafar. As logomarcas e o cartaz já estão disponívies para download, dessa forma os sindicatos e outras entidades já podem começar a ampla divulgação dessa importante atividade para toda a categoria.

Também serão disponibilizados no site o Caderno de Debates do Congresso, que irá subsdiar os debates nos locais. Um mecanismo de consulta on-line para o envio de emendas ao Caderno será oferecido aos farmacêuticos. O objetivo da diretoria da Fenafar é ampliar o máximo possível a participação da categoria, de forma democrática e transparente.

Veja, abaixo, a programação do 6º Congresso da Fenafar e do 2º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica

13/08/2009 – Quinta-Feira
8h30 – Abertura dos trabalhos e composição da 1ª mesa do simpósio

9h às 12h – Avanços e Desafios da Assistência Farmacêutica no Brasil             
Tópicos a serem abordados: Qualificação; NASF e Vigilância Sanitária.

13h às 15h – 1º Tema do Congresso Situação Política Nacional e Internacional 
Tópicos a serem abordados – avaliação política do governo nos últimos anos (após 5º congresso, desenvolvimento, soberania, integração latino americano, crise internacional)

15h30 às 19h30 - Mundo do trabalho farmacêutico e organização sindical : atualidades e perspectivas 
Tópicos a serem abordados: formação do farmacêutico generalista; inserção do profissional no mercado de trabalho; novos postos de trabalho; condições sanitárias de trabalho, mercado de trabalho, negociação sindical dos farmacêuticos.

20h30 – Abertura oficial do 2º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica

14/08/2009 – Sexta-Feira
9h às 12h – Saúde: quem paga a conta? 
Tópicos a serem abordados: políticas públicas e privadas; judicialização; acesso e uso racional, farmácia estabelecimento de saúde; política de assistência farmacêutica, vigilância sanitária e farmacovigilância.

13h às 16h – Os impactos da Inovação tecnológica nas Políticas de Saúde e Assistência farmacêutica
Tópicos a serem abordados: produção de fármacos, acesso a medicamentos e patentes.

16h30 – Grupos de Discussão do 6º Congresso da Fenafar

19h30 – Encerramento dos Trabalhos dos grupos

15/08/2009 – Sábado 
9h às 17h – Plenária Final do 6º Congresso da Fenafar

 
 
 
UA-480112034-1